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Inbound Marketing: O que é e por que implementá-lo?

Conhecido como novo marketing, ou marketing de atração, o Inbound Marketing define-se como um conjunto estratégico de ações, que tem por escopo atrair voluntariamente clientes potenciais.

Conhecido como novo marketing, ou marketing de atração, o Inbound Marketing define-se como um conjunto estratégico de ações, que tem por escopo atrair voluntariamente clientes potenciais.

Por: Michele Duarte

Sua metodologia inovadora emergiu em 2009, nos Estados Unidos e, não tardou, empresas de diversos portes e segmentos passaram a experimentar e efetivar a eficiência do Inbound Marketing, que tem como principal diferencial e atributo, a capacidade de atrair e educar o perfil de consumidor ideal, de forma que ele gradativamente seja preparado para a ação de compra, além de tornar-se um cliente fiel e difusor da marca.

A essência desse conceito é fazer com que o consumidor venha a procurar pela marca, e não o oposto. Para tanto, são delineadas e aplicadas ações correspondentes ao perfil da persona que, a atrairá para o site ou blog da organização, de modo a propiciar um relacionamento mais próximo entre empresa e consumidor.

Como funciona a metodologia Inbound Marketing

O Inbound Marketing possui como matéria-prima o marketing de conteúdo, desenvolvido com qualidade, baseados nas técnicas SEO e munido de informações relevantes para o consumidor.

Tal conteúdo é publicado de maneira alinhada e automatizada por meio de blogs, mídias sociais, e-mails marketing e etc., abordando interesses da persona, e assim, gerando a atração e tráfego para o site, que posteriormente favorecerá a oportunidade de conversão de leads, fechamento de negócios e fidelização, a partir do funil de vendas.

Por ser planejado e escalável, o funil de vendas é utilizado pelas empresas que trabalham o Inbound Marketing como um conjunto de etapas e gatilhos responsáveis por guiar a persona pela jornada de compra, desde visitante até cliente fiel. Ele acontece em 4 etapas:

funil-de-vendas
 1° Aprendizado e descoberta: O objetivo dessa primeira etapa é despertar a atenção do consumidor para alguma dúvida, problema, ou oportunidade de negócio, expondo algum tema do seu interesse.

2° Reconhecimento do problema: Aqui o consumidor reconhece que tem um problema, procura entender mais sobre seus pontos fracos, e influenciado pelo senso de urgência busca compreender soluções para suas dúvidas.

3° Consideração da solução: Ainda sob influência do gatilho de urgência, nessa etapa o consumidor descobre quais são as soluções viáveis para suas dores, e passa então, a avaliar as vantagens das alternativas disponíveis.

4° Decisão de compra: Após aproximar a persona através das etapas de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, e consideração da solução, agora a empresa pode dar enfoque às vantagens e diferenciais de seus produtos/serviços, levando o consumidor a conhecer seus benefícios, efetuar a compra e torna-se cliente.

 Vantagens do Inbound Marketing

O Inbound Marketing engloba em si uma série de vantagens que abrange tanto as empresas B2C quanto às B2B, e em ambos os casos é profícuo para a atração, educação, fidelização e encantamento de clientes, bem como, é um importante artifício para a construção e fortalecimento da marca no mercado.

Diferentemente das estratégias outbound, que age de maneira intromissiva e pulverizada, o Inbound Marketing é voltada para a conquista de leads qualificados, o que gera 54% mais oportunidades de vendas. Além disso, é cerca de 62% mais barata, e todo o processo pode ser mensurado em qualquer etapa do funil.

O relacionamento com o cliente também se torna mais vantajoso, pois ele passa a confiar na marca, e consequentemente se torna um promotor da mesma, divulgando os pontos positivos e usando sua própria experiência para comprovar isso.

 Diversos cases de sucessos corroboram os resultados proficientes oferecidos pela metodologia Inbound Marketing que, da mesma forma que atrai, é igualmente responsável por encantar seu cliente, levando-o a se tornar um consumidor contínuo.

Indicado para todos os tipos de empresas, o Inbound Marketing é o marketing do futuro, e suas vantagens já podem desde já serem vistas e implementadas.

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